O Edifício Prudência é um edifício localizado na Avenida Higienópolis, tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico
Projeto do arquiteto Rino Levi, e paisagismo de Burle Marx que também pintou os azulejos no painel de entrada.
A construção é vista como um ícone da arquitetura moderna na cidade e representa o alvorecer da arquitetura residencial vertical paulistana de classe alta que teve como condôminos famílias ilustres como as de Rodrigues Alves e Moreira Salles.
O conjunto de características únicas do Prudência fazem dele o edifício mais importante de Higienópolis, na visão da pesquisadora Maria Cecília Neclério Homem
Ícone do Modernismo na arquitetura, possui doze andares: um subsolo para garagem, nove "comuns" e dois de cobertura.
Suas principais características são a fachada com estilo carioca e as passarelas suspensas. Dentro dos apartamentos, o projeto revolucionário de Rino Levi propunha a liberdade do condômino para montar seus cômodos através de divisórias móveis. Além disso, a parede do hall contém pinturas feitas em azul e amarelo no azulejo branco pelas mãos do próprio Burle Marx, outro ícone da construção.
Foi um dos primeiros a ofereceram playground no térreo para o lazer das crianças.
O Edifício Prudência representou grande inovação para a arquitetura vertical brasileira. A fachada integra-o ao seu entorno, predominantemente composto por outros edifícios de meados do século XX, o que demonstra a preocupação de Rino Levi com fatores de urbanismo.
Sua arquitetura é vista como racionalista do lado de fora devido às formas geométricas bem definidas e o predomínio das cores escuras em sua pintura, e revolucionária do lado de dentro (pela colocação de divisórias móveis), possibilitando que o proprietário coloque sua identidade no apartamento, enquanto somente os banheiros, cozinha e colunas de circulação vertical (escadas e elevadores) possuem localização fixa, o restante fica por conta do proprietário decidir.9
As áreas úteis dos apartamentos são de 370 m². 38 unidades com quatro dormitórios, sendo uma suíte, largas áreas social e de serviço.
A planta dos apartamentos traz um aspecto peculiar do modo de viver da época de sua construção: a separação clara entre as áreas social e de serviços. Na planta original dos compartimentos, um largo corredor central dividia os dois setores, com a área de estar virada para a rua e a de serviço para os fundos do edifício. Na parte mais nobre, estão as divisórias móveis que permitem ao condômino montar seus espaços para sala de estar, sala de jantar, dormitório, escritório etc.
Endereço bastante privilegiado na oferta de comercio, bancos, farmácias, além de um número bastante grande de restaurantes e charmosos cafés.
A 350 metros do Shopping Pátio Higienópolis e 500 metros da Estação Higienópolis / Mackenzie do Metro
3 vagas de garagem
Em Reforma